Fale conosco Cultura Esporte Eventos Colunistas Redes sociais
Página principal Ciência e Tecnologia Mais Impacto

DESTAQUE OLÍMPICO  - Veja  Aqui!!!

Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (Todos@Web)

Iniciativas para melhorar a acessibilidade na Web

O Portal Unimed Fortaleza foi o grande vencedor da 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (Todos@Web) realizado nesta quinta-feira (15/09) no auditório do Rio Media Center (RMC). Primeiro colocado na categoria Projetos Web Sociedade, o portal recebeu também o Prêmio Marco Antonio de Queiroz como destaque do ano. O evento é uma parceria entre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o consórcio World Wide Web (W3C) e a Empresa Olímpica Municipal (EOM). O Prêmio Todos@Web coroa o trabalho de um conjunto de pessoas comprometidas com a acessibilidade na internet durante as Paralimpíadas.

A cerimônia de premiação contou com a participação dos atletas paralímpicos Alessandro Rodrigo da Silva, medalha de ouro no lançamento de disco masculino F11 (cegos) dos Jogos Rio 2016 e recordista paralímpico; e Jonathan de Souza Santos, quarto colocado no arremesso de peso masculino – F41 (anões); além da voluntária Emily Yates, autora do guia de viagem ‘Lonely Planet Accessible Rio de Janeiro’. Deficiente visual há cinco anos, devido a uma toxoplasmose, Alessandro admite que nunca foi muito fã de computadores, mas ressalta a importância de programas que ajudem a proporcionar independência: “Meu programa de voz hoje é minha mulher. É ela que lê notícias e e-mails para mim”.

Veja os vencedores da premiação:

Prêmio Marco Antonio de Queiroz – MAQ Portal Unimed Fortaleza.

Categoria Pessoas / Instituições Professor José Antonio Santos Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Categoria Projetos Web Governamentais.

1º lugar – Portal Dataprev,

2º lugar – Site do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da Unirio,

3º lugar – Portal de Serviços de Vitória

Categoria Projetos Web Sociedade.

1º lugar – Portal Unimed Fortaleza,

2º lugar – Website Luiza Caspary,

3º lugar – A1br.org – o primeiro portal de notícias acessível do Brasil.

Categoria Aplicativos / Tecnologia Assistiva.

1º lugar – Suíte VLibras,

2º lugar – Ases WEB,

3º lugar – F123 Access.