CRUZEIRO DO MARAMBAIA  - Veja  Aqui!!!


 

 

CECAMAM

Centro Comunitário de Assistência ao Menor Arminda Marques.         

1 - Histórico

O nome da Instituição foi em homenagem a uma senhora muito querida da comunidade Vila Tarumã - Queimados.

 

O seu maior destaque foi especialmente no cuidado que tinha com as crianças da localidade.

A instituição foi fundada em 1992 com o apoio de sete mulheres (voluntárias) nos espaços da Igreja de São Jorge, localizado na   Rua Arminda Rodrigues nº 25 Vila Tarumã- Queimados.  Projeto elaborado por Regina de Brito, abençoado por Deus, sobre a proteção de Maria Santíssima, através da orientação espiritual da Madre fundadora Superiora geral da Congregação de Nossa senhora de Belém – Maria Helena Cavalcante- Mãezinha e das orações das irmãs da mesma. Em 1994 com o apoio de um advogado (morador da localidade), a instituição foi regularizada. Inicialmente as atividades eram realizadas nas salas de catequese como: reforço escolar, artesanato, vídeo educativo, recreação e palestras para os pais.

 

 O projeto era dividido dentro do espaço como:

 - Creche: faixa etária de 02 a 06 anos com o total de 60 crianças.

- Criança Cidadã: faixa etária de 07 a 14 anos com o total de 200 crianças.

 

Com o crescimento da procura, alugou-se uma casa no Bairro onde foi instalada a creche, permanecendo na igreja, o Criança Cidadã. Em 1995, a kaiser firmou uma parceria por dois anos, onde fornecia leite e patrocinava todas as festas comemorativas para as crianças.

 

Em 1997, o governo do estado firmou a parceria para 200 crianças e adolescentes do projeto Criança Cidadã, que passou a ser  Projeto “CURUMIM”,  através da FIA – Fundação para crianças e adolescentes do Estado do Rio de Janeiro. No mesmo ano surge a Solidariedade França Brasil (SFB), uma ONG que além de construir a sede própria do CECAMAM, possibilitou durante (3) Três anos um Curso de Formação que ajudou o grupo a ter caráter profissional e mantendo atualmente com a instituição assessoria pedagógica, administrativa e Saúde. Juntamente a SFB, surgiu o Comitê dos Empregados da Embratel, que também ajudou na construção e vem prestando apoio com material escolar, alimentação, material para o bazar e tratamento dentário (consultório móvel). Em 1999 iniciou-se as obras da Sede própria.

 

Em 2000, mudou-se para a Sede Própria situada à Rua Bartolomeu Dias 139 - Vila Scintilla -Queimados (Baixada Fluminense) e foram acrescentadas nas atividades: esportes, Educação religiosa, Teatro, Dança e Capoeira. Em 2002, inicia-se o projeto Dom Bosco adolescentes de 15 a 17 anos e nove meses com as seguintes atividades: Agricultura, artesanato, informática e algumas das atividades do Projeto “CURUMIM”.

 

Em 2004 foi formada a 1ª parceria com o Município para 60 crianças de 02 a 06 anos. Em 2006 o Governo atual aumentou o nº para 90 crianças e para 2007 o processo de parceria está tramitando. Em 2005 - Parceria com os amigos da Itália, na qual apadrinham 40 crianças, com ajuda duas vezes ao ano.

 

Em 2006 o governo do Estado encerra parceria do projeto CURUMIM na Baixada Fluminense. Nisto se cria o PREMAS (Projeto de Reciclagem Meio Ambiente e Auto-sustentabilidade).

 

 2 - PROJETO PREMAS.

 

 Autora: Penha Aparecida de Brito Souza Silva.

 Coordenador do Projeto: Marcio Porfírio da Silva

 

 

Este projeto nasceu da constatação de que o CECAMAM precisava desenvolver um projeto que atendesse algumas das suas necessidades e as necessidades da comunidade. Foi então que se decidiu desenvolver um projeto onde o CECAMAM estaria recebendo o lixo, reciclável da Comunidade como: plástico em geral, papelão, ferro, latas e vidros e depois de certa quantidade, esse material seria vendido e sua renda revestida para a instituição.

 

3 – JUSTIFICATIVA.

 

Promover uma reflexão sobre os cuidados com meio ambiente junto aos moradores.

Desenvolver hábitos de cuidados e limpeza com a comunidade diminuindo assim doenças relacionadas ao acúmulo de lixos.

Ajudar na sustentabilidade do CECAMAM através das vendas e confecção de artesanato para o bazar, com o material recolhido.

 

4 - METODOLOGIA

  • O CECAMAM recolherá o material das casas e comércio da comunidade ou os próprios moradores entregarão na instituição.
  • Antes de guardá-los serão retirados os que servirão para o artesanato, o restante serão limpos e armazenados para a venda.

 5 - OBJETIVO GERAL

 

Contribuir na melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e famílias do bairro Vila Scintilla e adjacências no Município de Queimados, garantindo o seu desenvolvimento Integral.

 

 5.1-OBJETIVO PRINCIPAL

 “Promover um novo olhar!”

 

 Necessidades para a Execução do Projeto:

1.      Balança

2.      Prensa

3.      Parceria com empresa, através de um veículo uma vez por semana para o recolhimento deste material.

 

6 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

  Qual a melhor ferramenta?

    · Sensibilizar

    · Reflexão

    · Mudança de atitude.

 

Agradecimentos:

A todos os envolvidos...

 

7 - FORTALECIMENTO:

·   A presença de Deus e a participação da Comunidade Vila Tarumã.

“O trabalho é o amor em ação”.

 

 Mãezinha

 Oração Vocacional

 Senhor, mandai bons operários à vossa messe, mas que sejam bons; mandai bons missionários, como convêm que sejam, para que trabalhem de modo eficaz na vossa vinha; pessoas de Deus, desapegadas de si mesmas, das suas comodidades e dos bens terrenos. Não importa se em pequeno número, contanto que sejam bons. Senhor concedei esta graça à vossa missão.

São Vicente de Paulo.

 

 “Os amigos que se dão as mãos para a perfeição nunca se cansarão”

 (Madre Maria Helena Cavalcante – Mãezinha.)