PRAIA DA BRISA  - Veja  Aqui!!!


 

Chega um momento na vida que o nosso tempo passa ser o tempo dos outros.

 

CRUZEIRO DO MARAMBAIA

Cruzeiro do Marambaia, terra onde nasci e morei até os meus 17 anos, fica no distrito de Natividade, no interior do estado Rio de Janeiro.

Situado a uma altitude próxima de 182 metros, o Cruzeiro do Marambaia, na década de 1960, tinha a sua economia baseada em plantação de café, milho, feijão e arroz. Mais tarde, houve uma diversificação nas atividades agrícolas com a criação de gados.

Hoje, a comunidade rural do Cruzeiro tem uma associação de moradores, que cuida das atividades local. No mês de novembro é realizado uma festa em comemoração ao seu nascimento.

Natividade, que antigamente era chamada de Natividade do Carangola, tem seu município banhado pelo rio Carangola, subafluente do rio Paraíba do Sul.

Natividade tem muito turismo rural em suas fazendas históricas. O principal é o turismo religioso, devido aos relatos da aparição de Nossa Senhora de Natividade no local. Natividade também possui uma pecuária muito forte, com gado de corte e gado leiteiro. O setor de serviços cresce a cada ano, diminuindo a taxa de desemprego na cidade.

Como a maioria das cidades do interior, seus governantes não se preocupam muito em preservar os patrimônios históricos. O exemplo é a estação ferroviária, que esta caindo aos pedaços e deveria ser restaurada, para servir como centro cultural, seguindo os exemplos das cidades de Porciúncula, Vassouras-RJ e Tombos-MG.

Localizada na Antiga Estação Ferroviária da Leopoldina, que já fez parte da histórica Estrada de Ferro de Carangola, o Centro Cultural de Porciúncula reúne importante acervo sobre a história do município. No Centro Cultural, fica a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Municipal Eloy Vieira Lannes.

A Estação Ferroviária de Vassouras, que hoje também funciona como um Centro Cultural, já existia antes de 1914 e era chamada estação da Ferro Carril Vassourense. Ligava a cidade à estação de Barão de Vassouras, na linha do Centro da EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil.

A Estação Ferroviária de Tombos no município de Carangola-MG, foi inaugurada em 1886. Em novembro de 1977, foi suprimido pela RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A. Foi nessa época também que os trens pararam de circular entre o trecho Porciúncula e Carangola-MG.

 

Matéria: Luiz Martins

luizgmartins2@gmail.com

https://www.facebook.com/luiz.martins.75098

https://twitter.com/Luizgmartins

http://www.recantodasletras.com.br/autores/luizmartins

 

Acesse o site:

www.impactonline.com.br 

Envie suas opiniões ou sugestões para os e-mails:

jornalimpactonline@gmail.com, luizgmartins2@yahoo.com.br, eliasdoimpacto@gmail.com