CRUZEIRO DO MARAMBAIA  - Veja  Aqui!!!


 

Estações Ferroviárias

 

TOMBADO PARA MORTE

 

Num inventário da Linha Centro do Sistema Ferroviário do Estado do Rio de Janeiro, realizou-se um levantamento de seus bens culturais, compostos por estações, residências de ferroviários, oficinas, pontes, túneis, entre outros.

 

O Estado do Rio de Janeiro, por ter sediado a antiga Corte, abrigou as primeiras ferrovias brasileiras, com uma vasta rede, que até meados do século XX alcançava grande parte dos municípios e distritos, ligando diversos pontos do país. Esta rede era servida por estações, construídas com ricos exemplares de diferentes momentos da história da arquitetura. Dentre este precioso acervo, encontra-se a Estação Ferroviária de Japeri, que foi tombada como patrimônio histórico, mas abandonada pelo poder público. Por ter a sua maior parte construída em madeira, toda a estrutura está tomada por cupins, correndo risco de cair a qualquer hora. Suas portas e janelas estão podres. É uma perda irreparável para a memória fluminense e brasileira.

 

 

BOM EXEMPLO

 

Nas últimas décadas diversas ferrovias foram abandonadas, com a desativação de muitos ramais, retirada de trilhos e demolição de valiosos monumentos arquitetônicos.  Encontram-se em precário estado de conservação ou passaram a ter outros usos, tais como moradias.

Assim como aconteceu com antigas estações nas cidades interioranas, algumas simplesmente acabaram. Das antigas estações que sobreviveram ao tempo e que ainda se encontram em ótimo estado de conservação, podemos citar: a estaçõe de Tombos, no Estado de Minas Gerais, que hoje abriga um centro cultural, e a estação de Vassouras no interior do estado do Rio, que abriga uma fundação.

 

 

 

 

Vassouras é uma cidade do interior do Rio, que fica a 116 km da Capital do Estado. A cidade e seus distritos são um atrativo para aqueles que buscam um clima tropical de altitude e para os que se deixam seduzir por recantos do Vale do Paraíba e pelos seus cafezais.

Seus limites estão com os municípios de Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes. Conhecida há muitas décadas como uma localidade própria para turismo, em 24 de dezembro de 1984 a lei de nº 818 declarou Vassouras como Estância Turística.

Vassouras é cercada por belas fazendas. Entre as mais visitadas,  podemos citar: Fazenda-Taquara, Fazenda Secretária, Fazenda São Fernando, Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, Fazenda Mulungu Vermelho e Fazenda Pau Grande.

São exemplos que deviam ser seguido por toda a sociedade e seus administradores.

Matéria e fotos: Luiz Martins

Envie suas opiniões ou sugestões para os e-mails: impactonline@bol.com.br, luizgmartins2@yahoo.com.br, eliasdoimpacto@gmail.com