PRAIA DA BRISA E PEDRA DE GUARATIBA 

Guaratiba é um grande bairro da cidade do Rio de Janeiro, que engloba os sub-bairros      Pedra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba.

Pedra de Guaratiba pertence à região administrativa de Guaratiba e tem uma população com mais de 10.000 habitantes, distribuídos numa área territorial de 13 950,12 hectares.  

A denominação "Pedra de Guaratiba" teve sua origem na partilha das terras da região de Barra de Guaratiba pelos herdeiros do seu primeiro donatário, o português Manoel Velloso Espinha. Com a morte de Manoel Velloso Espinha, seus dois filhos Jerônimo Velloso Cubas e Manoel Espinha Filho herdaram a Freguesia de Guaratiba. 

Pedra de Guaratiba tem como destaque a sua grande produção de pescado, e é muito visitada por famosos atraídos por seus restaurantes especializados em frutos do mar. Possui uma Área de Proteção Ambiental denominada APA das Brisas (Mata do Casqueiro), onde podem ser encontrados elementos da fauna e flora característicos de manguezais, restinga e mata atlântica.

O bairro registrou grande crescimento populacional nos últimos anos, principalmente após a reforma da Praia da Brisa, que revitalizou a orla e criou um ambiente agradável para eventos. Atualmente diversos shows fazem parte do calendário no bairro, incluindo festejos de Reveillon, com queima de fogos organizada pelos comerciantes locais e pela prefeitura. No local encontram-se alguns restaurantes muito procurados pelos seus pratos de frutos do mar.

Praia da Brisa, localizada em Pedra de Guaratiba, tornou-se um dos mais belos parques a beira-mar da cidade, com os seus cataventos, chuveiros, pista de Cooper, ciclovia, trailers diversificados e muito verdes. Dotada de 4 piers ancoradouros que permitem ao visitante estacionar seu barco e fazer belas fotografias, a praia é entremeada por um loteamento de classe média, onde existem além dos quiosques, bons restaurantes, pousada e outras opções de lazer.

Para quem gosta de fotografia, a Pedra de Guaratiba e Praia da Brisa oferecem aos visitantes um belo por do sol. No mês de maio de 2014, o diretor do Impacto Luiz Martins, teve uma de suas fotos do pôr do sol tirada na Praia da Brisa, publicada na revista Fotografe Melhor, uma das maiores revista de fotografia da América do Sul.

Próximo a Pedra e Praia da Brisa, encontra-se a Baía de Sepetiba que tem como ponto forte a restinga de Marambaia, onde fica o Centro de Avaliação do Exército (CAEX), que mantém ainda intacta e virgem grande parte da restinga, onde são realizados testes de balística, sendo mais conhecido por Campo de Prova de Marambaia, palavra que em tupi-guarani significa paliçada de guerra.  

Matéria e fotos: Luiz Martins